A Cultura do Aniversário em Cada País

A diferença das comemorações ao redor do mundo

A cultura do aniversário acontece de diferentes formas ao redor do mundo, se iniciou no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós, por serem os únicos considerados dignos de comemorar a data de quando os reis eram coroados, e assim “nasciam” como governantes por terem se transformado em deuses, com isso até a data de seu nascimento se tornou menos importante do que a data de seu nascimento físico. Em seguida as comemorações se estenderam aos romanos que celebravam a vida de seus imperadores e pessoas do alto escalão.

  • A festa da Hofra

Em Roma, os imperadores tinham o hábito de distribuir mimos de presente ao aniversariante e atualmente como em outras partes do mundo, a comemoração no Egito acontece com uma festa chamada Hofra, que simboliza vida e crescimento. Nessa festa ocorre o canto e a dança, os amigos e familiares prestigiam o aniversariante com frutas, flores e bolos, assim um dos primeiros países dessa comemoração espalha alegria em datas especiais. Em seguida as comemorações se estenderam aos romanos que celebravam a vida de seus imperadores e pessoas do alto escalão.

  • Como funcionam  os aniversários no Brasil?

No Brasil você sabe bem que as festas de aniversário são deliciosas. Elas acontecem de forma muito parecida em qualquer idade, possuem coxinha, cachorro-quente e grande variedade de docinhos, cada docinho com sabores de diversas regiões, como por exemplo beijinhos e cajuzinhos, que são preparados com amendoim no Sudeste e com polpa de caju no Nordeste.

  •  Ritual de aniversários japoneses

Já na cultura japonesa o aniversário é celebrado de diferente forma de acordo com as fases da vida da pessoa, Okuizome-100 dias de vida é um deles, a cerimônia acontece na primeira refeição de um bebê, e alguns alimentos são servidos arroz vermelho, peixe, legumes, verduras e outros que fazem parte de um ritual, com a intenção de desejar saúde e fartura ao bebê. Outro ritual japonês muito importante em aniversários é o Shichi-go-sam que tem o objetivo de desejar saúde, sorte e felicidade e ocorre quando a criança completar 3, 5 e 7 anos de vida pois acredita se segundo a numerologia do Leste Asiático que os números ímpares são de sorte.

Vídeo sobre o festival japonês Shichi-go-sam 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xKtWE4QxrV4 

  • Celebração na Angola

Já na Angola você precisaria de paciência o bastante para suportar muitas horas, já que as comemorações são longas, costumam celebrar por 12 horas e assopram as velas no dia certo do aniversário e mesmo se a festa acontecer depois, é tradição eles cantarem no dia com um bolinho em casa, com quem moram e os mais próximos. Em Israel, o aniversário é um dia reservado para fazer uma retrospectiva com o intuito de analisar a vida, o objetivo é entender se estão cumprindo com as expectativas divinas e a missão para qual foram destinados, e assim entender os pontos que precisam ser melhorados. Ainda cultura israelense onde a maioria segue o judaísmo, o Bar/Bat Mutzvar significa “filho(a) do mandamento”, uma cerimônia muito comum de aniversário que insere o jovem judeu como um membro da comunidade judaica.

  • Como funcionam as comemorações na Índia?

 Na Índia acontece uma cerimônia muito conhecida como ritual do “Fogo”, e é considerada mais sagrada que o ano novo, acontece como uma oferenda aos deuses por isso a festa tem, frutas, ervas, flores e mantras com o intuito de trazer energia positiva, os hindus raspam os cabelos das crianças ao completarem três anos de vida e sua cabeça é lavada com água ungida, pois a tradição é um ritual que serve como limpeza para que a criança interior de cada um seja protegida de todo mal.

  • Comemoração na Alemanha 

Na Alemanha, as pessoas são bem supersticiosas quando se trata de aniversários. Elas acreditam que aceitar presentes antes da data pode trazer algo ruim para o ano novo. Também, o aniversariante quem deve comprar o bolo e convidar as pessoas para comemorarem com ele e pagar toda a conta da sua comemoração. A celebração só começa a ser feita a partir dos 3 anos de idade. Antes disso, no máximo é feita uma reunião para poucas pessoas, sendo elas familiares mais próximos, nada de festas. Quando a criança vai para o jardim de infância ela começa a comemorar seu aniversário com os colegas da escola. Porém, o número de convidados depende da idade do aniversariante, ele pode chamar apenas a quantidade de pessoas de acordo com a idade que está fazendo. Se faz 9 anos, por exemplo, pode chamar apenas 9 colegas. O cardápio da comemoração de aniversário não possui muitos doces, e geralmente é composto por sucos, bolos e sanduíches.

  • Aniversário nos Estados Unidos        

Nos Estados Unidos, a comemoração é bem parecida com a do Brasil, só que é mais simples. O local da festa é decorado com balões, confetes, chapéus, bolos coloridos e poucos amiguinhos dos filhos são convidados. Os pais deixam as crianças e quando a festa acaba buscam. Os bolos são simples e o primeiro pedaço é de direito do aniversariante. A tradição de fazer o pedido é muito importante, sendo um para cada ano completado. Além das velas precisarem ser apagadas de uma vez com um só sopro para o desejo ser realizado. Depois da infância, as grandes comemorações de aniversário são reservadas para datas que são consideradas mais especiais pelos americanos, como por exemplo 16 e 21 anos. Depois de adulta, a pessoa pode escolher comemorar o seu aniversário da forma que quiser, seja com os amigos ou a família, fazer viagens ou grandes festas.

  • Conclusão 

Desse modo é possível concluir que a cultura da comemoração de aniversário teve início no Egito mas ao longo dos anos se adaptou de acordo com a cultura de cada país e segue de forma diversificada e muito importante para as pessoas. E você, costuma comemorar aniversários? Se sim, compartilhe com a gente a melhor forma de festejar esse dia especial.

Gráfico dos meses com maior número de aniversários:

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora